quarta-feira, 24 de abril de 2013

O professor de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

 

A importância do Professor de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental



O professor de Educação Física, assim como os professores de outras áreas, é um educador e a ele não compete apenas transmitir informações. Ele também representa o processo educacional que vai além dos conteúdos, conforme afirma HURTADO (1988). A Educação Física possui inúmeras faces e vários objetivos as quais, de forma direta e indireta, influenciam a formação do individuo. LELES (2004) considera a Educação Física uma disciplina indispensável ao cotidiano escolar, uma vez que proporciona desenvolvimentos que vão do cognitivo, social, até a formação crítica e política dos alunos.
Sendo a Educação Física uma disciplina de fundamental importância na formação das crianças, se faz necessário um profissional capacitado para desenvolvê-lo deste trabalho que é de grande relevância no futuro das mesmas, e que muitas vezes não se é dado muito valor dentro do âmbito escolar. Assim segundo o PCN (2000), a Educação Física Escolar deve criar situações que permitam a criança desenvolver e aperfeiçoar as suas potencialidades de maneira democrática tendo como meta o seu aprimoramento como ser humano. Hoje, apesar de ser reconhecida como uma área fundamental no processo de desenvolvimento global da criança a Educação Física ainda não é vista com bons olhos se tornando marginalizada nas escolas no sentido que o horário dessa aula pode ser utilizado por alguma conveniência ou necessidade específica da Unidade Escolar ou que o professor pode ficar ausente dos momentos de planejamento, discussões e avaliação do trabalho tornando-se sem importância e não se integrando ao processo educacional na maneira como deveria (PCN, 2000).
Além disso, muitas vezes a prática das atividades físicas é substituída por atividades alternativas como, por exemplo, o dia do brinquedo na quadra de esportes, é dado pela própria professora regente da sala de aula dos anos inicias do 1º ao 4º ano do ensino fundamental.
Esta pesquisa está focada na área de desenvolvimento psicossocial e psicomotor, tendo como ponto de partida as aulas de Educação Física ministrada pelo Professor de Educação Física, nos anos iniciais como ferramenta indispensável para o desenvolvimento global da criança. Assim justifica-se a realização deste estudo uma vez que atualmente as aulas de Educação Física nos anos iniciais do 1º ao 4º ano vêm sendo ministradas pelas próprias professoras da sala as quais não tem a formação específica para tal. Desta forma os horários reservados para as aulas de Educação Física acabam sendo meros momentos de recreação com brinquedos trazidos de casa ou atividades recreativas sem objetivos específicos que realmente vão contribuir para o desenvolvimento integral da criança.

A Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

À medida que a criança cresce, sua habilidade motora vai se aprimorando, e a capacidade de controlar seus músculos e mover-se com desenvoltura aumenta consideravelmente. Não se pode forçar esse processo de maturação. É necessário que músculos, ossos e sistema nervoso tenham atingido determinado estágio de desenvolvimento para que, naturalmente, as crianças possam desenvolver atividades específicas.
Segundo GALLAHUE (2003, p. 6) “o desenvolvimento é um processo contínuo que se inicia na concepção e cessa com a morte”. O desenvolvimento inclui todos os aspectos do comportamento humano e, como resultado, somente artificialmente pode ser separado em “áreas”, “fases” ou “faixas etárias”. Quando a criança chega ao ambiente escolar é necessário que o professor de Educação Física trabalhe com o seu acervo motor. A brincadeira, ou o brincar das crianças ocupa a maior parte do seu tempo, quando acordada. As brincadeiras 663 ajudam as crianças a assimilarem o aprendizado de forma lúdica, além de mostrar regras e os valores dos familiares mais velhos do indivíduo. (GALLAHUE, 2003).
Das finalidades apontadas nos objetivos gerais e específicos da Educação Física Escolar para o ensino fundamental de 1a a 4a série, emergem os critérios para a seleção e organização curricular dos conteúdos. Portanto, os critérios devem levar em consideração a relação entre a relevância social dos conteúdos e as características dos alunos.
Todo o conteúdo significativo não é apenas o que faz parte da realidade social do aluno, mas sim, aquele em que é produzido historicamente. O professor de
Educação Física deve permitir ao aluno a exploração da motricidade cultural, as descobertas, realização, vivências através das diversas atividades propostas, momentos que lhe permitam criar novos caminhos partindo de suas próprias experiências, podendo dessa forma, melhorar suas habilidades motoras bem como o seu conhecimento de uma forma global.

Psicomotricidade nos anos Iniciais do Ensino Fundamental

Psicomotricidade, portanto é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Ela contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal o que facilitará a orientação espacial. (http://www.psicomotricidade.com.br/apsicomotricidade.htm)
Em sua prática pedagógica visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sociocultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos. Assim sua finalidade tem grande importância para todas as crianças. Pois as mesmas usam seu corpo como linguagem para transmitir suas reações, sentimentos e emoções. O lugar da criança na psicomotricidade é o do prazer sensório-motor, da expressividade psicomotora e de comunicação.



A psicomotricidade Tem como objetivo oferecer aos profissionais da área de educação conhecimentos para o desenvolvimento de habilidades e competências no campo da psicomotricidade possibilitando práticas educacionais preventivas e de aprendizagem na sua área de trabalho. Capacita-los com a ampliação de conhecimentos teóricos sobre a importância do corpo e sua apresentação no domínio da realidade, na área da psicomotricidade humana. Contribuir para a formação de agentes mediadores do desenvolvimento e da aprendizagem. A prática psicomotora dentro da escola abre um novo espaço para outros desejos, além dos cognitivos, para que a criança tenha vontade de aprender e também possa expressar seus sentimentos em sua totalidade (inteligência, pensamento, afetividade e ação).
Com isso o espaço de vivência psicomotora permite que a criança fale de seu mundo, expresse suas fantasias e conflitos do mundo simbólico no interjogo das relações com os colegas e com o educador. Tal espaço não deve ser desvinculado do contexto pedagógico e dos momentos mais estruturados em sala de aula, os quais manteriam uma estreita ligação com o que foi vivenciado. Esse movimento representaria a passagem do livre/afetivo/expressivo para o pedagógico e os professores entrariam com a disponibilidade afetiva, corporal e elemento de ordem e organização. (www.clorentino.edu.br/ead.pós-graduação).
Demonstrar e resgatar a importância da aula e da presença e atuação do Profissional de Educação Física ministrando as aulas nos anos iniciais do ensino fundamental. É fato que o profissional de Educação Física tem maiores conhecimentos para contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento global do aluno atingindo as dimensões do ser humano como ser cognitivo, sócio, afetivo e psicomotor.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário